27 de maio de 2008

GRACIAS A LA VIDA

Fiz uma pausa nas postagens deste blog por conta de problemas de saúde. Andei mal de uma gripe insistente. Em seguida, tive um mal estar decorrente de elevação expressiva de pressão arterial. Depois do atendimento emergencial e, passado o susto, fiquei de repouso querendo mesmo parar, ficar quieta, mastigando meus medos e buscando coragem pra mudar. Como é difícil mudar! Sabemos tudo o que é necessário para a nossa saúde, para melhorar a nossa qualidade de vida, mas adotar novos hábitos requer muito esforço, determinação e persistência.
Sempre brinquei dizendo às pessoas que estou pagando um menino para caminhar para mim.
Eles riam da brincadeira e me perguntavam: mas está surtindo efeito, você está emagrecendo?
E eu retrucava: emagrecendo não estou, mas tenho estado com a consciência tão tranquila...
Mentira minha! Hipocrisia, diante da minha dificuldade de obedecer limites e regras. Eu sempre soube da responsabilidade que temos sobre nossa própria saúde. Na verdade, eu nunca gostei de exercícios físicos nem de renunciar às iguarias da gastronomia nacional e internacional.
O ato de comer sempre foi para mim uma celebração. Rica, prazeirosa, quase sagrada.
Quando faço dieta eu me torno uma pessoa triste, como se estivesse presa numa cela, condenada a receber uma ração para não morrer. Sei que estou errada, gente, mas vamos combinar: deixar de saborear um lombinho de porco acebolado para saborear folhas com cenoura e beterraba raladas, ninguém merece!
Merece, sim! Os sábios merecem. Agora estou acordando para a importância do tempo que me resta. E de como esse tempo está condicionado à minha vontade de melhorar minha saúde.
Enquanto tomo providências para adotar essas mudanças, chego todo dia na minha janela e me regozijo pelas bênçãos que recebo e pelo novo dia que chegou: gracias a mi Dios, gracias a la vida!

Nenhum comentário: