4 de junho de 2008

Engarrafamentos

Brasília está o caos. Na hora do "rush" ninguém consegue ir de algum lugar para lugar nenhum. Engarrafamentos e mais engarrafamentos têm enfernizado a nossa vida.
É preciso que haja um trabalho conjunto governo/sociedade para encontrar soluções a curto e a médio prazo. Há poucos dias eu soube de um novo plano emergencial do DETRAN para desobstruir as entrequadras do Plano Piloto. Ótimo. Ninguém mais pode parar em fila dupla, engolindo uma das vias das quadras comerciais, sob pena de ser multado. Já é um bom começo.
Todos temos de colaborar. Eu mesma tenho evitado circular com meu carro para ir para o trabalho. E arranjei minha solução. Vou de ônibus e volto de taxi. O gasto é quase o mesmo.
Há ainda aquela hipótese do transporte solidário que ainda não adotamos.
Mas só isso é pouco. Precisamos de fiscalização ostensiva, precisamos de campanhas de conscientização, dentre outras medidas.
Brasilia foi projetada para abrigar uma população muito menor. Daí a previsão e implantação de grandes áreas verdes e isso é maravilhoso.
Mas vocês hão de convir comigo: precisamos de nos readaptar, precisamos de reformulações, inclusive no plano original do Plano Piloto.
De nada adianta possuirmos enormes áreas verdes à volta do nosso bloco, se não podemos sair de casa nem honrar nossos compromisos, por conta de engarrafamentos.
Eu também vivo defendendo a preservação de área verdes, de matas e reservas.
Mas não há outra solução a médio prazo, a não ser a ampliação de vias e estacionamentos.
As entre-quadras do Plano Piloto precisam ganhar uma via alternativa nos fundos dos blocos comerciais, inclusive com estacionamentos para carga e descarga de mercadorias.
E ainda restará uma grande área verde entre eles e os prédios residenciais.
Podem me crucificar, mas eu disse o que tinha de dizer.

Nenhum comentário: