28 de maio de 2010

PÃO DE QUEIJO (RECEITA DA MINHA MÃE)

O tempo e as minhas constantes mudanças de residência me fizeram perder a receita do pão de queijo da D. Jovem, minha mãezinha que, cansada daqui, mudou-se para outro plano.
Para minha surpresa, meu irmão Silvano conservava com ele a receita e me passou agora.
Copiem e façam. Vale a pena. É bem caseiro.

Verdadeiro Pão de queijo da D. Jovem – Goiânia/GO (1947)

Ingredientes:
1 kg de polvilho doce caipira
900 gramas de queijo minas ralado
500 ml de leite
100 ml de óleo
10 ovos
1 colher de sobremesa de sal
Modo de fazer:Esquentar o leite misturado ao óleo e com o sal até levantar fervura. Misturar o polvilho com o queijo numa bacia grande. Escaldar essa mistura (polvilho e queijo) juntando o leite fervente aos poucos e mexendo com uma colher. Amassar muito bem, acrescentando os ovos aos poucos. Depois enrolar em pequenas bolas e colocar em assadeiras. Se preferir pode congelar. Assar em forno médio, por 55 minutos. Não deixar tostar demais, senão fica muito duro.

Nenhum comentário: