7 de outubro de 2010

POVO INCONSCIENTE

Sempre tive para mim que religião e política não se discute.
As discussões sobre essas questões são, no mais das vezes, maléficas.
Não que devamos deixar de argumentar, trocar idéias, defender posicionamentos. Senão, faremos parte do pelotão dos omissos.
Mas essa discussão deve ser polida, respeitosa, democrática.
Sempre levei a sério a escolha política de cada um. Esse é um exercício de cidadania.
Mas, ultimamente, não tenho conseguido esconder a minha decepção com as escolhas políticas dos eleitores e com os candidatos que nos são apresentados como nossos representantes.
Alianças políticas, as mais absurdas são estabelecidas por diversos partidos. Alguém está aqui hoje para, em seguida, migrar para outras siglas mais representativas, com maior espaço na mídia. Os ideais são muitas vezes ignorados, esquecidos.
E o povo, ah, o povo tão sofrido... Escolhe mal, ou melhor, nem escolhe. Muitos são direcionados facilmente a quem lhes pagar mais: um emprego para o filho, uma cesta básica, um pedacinho de terra.
E por que isso acontece? Por puro interesse de alguns políticos inescrupulosos e por pura falta de consciência de muitos eleitores. Não conseguem ter alcance dos benefícios de uma mudança que atenda os reais interesses da comunidade, que torne a vida dos brasileiros mais digna. Ainda que seja uma mudança a médio ou a longo prazo. Poucos pensam nas gerações futuras.
E a luta de alguns bons candidatos em prol da saúde, da segurança e da educação vai ficando de lado.
O povo, ah que pena!
O povo tão inconsciente... tão manipulado...
Sabiamente, afirmou Willian Santiago:
"POVO
A pedra atirada na água (e seus círculos concêntricos).
Tantas comparações em teu nome,
tantas vezes o teu nome em vão.
Mas ninguém de verdade pensando em ti,
em tua queda,
tua descida ao fundo do poço,
tua solidão de pedra submersa."

Um comentário:

Luiz de Aquino disse...

Estou de acordo! Infelizmente, fica a nosso cargo a escolha de um "menos pior", quando o correto deveria ser a escolha pelo melhor. E a qualidade dos que se apresentam candidatos cai a cada nova jornada...