6 de junho de 2011

PIRÃO DE MULHER PARIDA

Hoje fiquei sem ter o que fazer, presa em casa, e resolvi dar uma olhadinha nos meus livros de receitas. Achei uma que me lembrou o tempo em que fui à Goiânia dar à luz meus filhos caçulas (um em 1975 e o outro em 1976). Eu mal acordava da sedação e já ouvia minhas tias Lurdes e Dirce discutindo no quarto, para decidirem qual delas me traria o pirão de farinha de mandioca com galinha caipira. Dava sustância, diziam, e fazia a mulher se recuperar do trabalho de parto. Naquela época não havia tantas nutricionistas no nosso pé, insistindo para devorarmos quilos de alface. Aí vai a receita, que vale para todos, homens e mulheres, independentemente de estarem no período pós-parto.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo

1 dente de alho esmagado

1 colher de sal

1/2 colher (sopa) de urucum ou colorífero

4 xícaras (chá) de caldo de galinha

4 ovos

farinha de mandioca

salsinha e cebolinha a gosto

Modo de fazer:

Aqueça a gordura e doure o sal com alho. Acrescente o urucum, misture e adicione a água. Quando ferver, acerte o tempero , quebre os ovos e coloque-os na panela com cuidado. Quando os ovos começarem a cozinhar, mexa-os com uma colher, deixando a gema aflorar. Vá acrescentando a farinha, aos poucos, deixando-a cair levemente, para não formar caroços. Deixe cozinhar até atingir a consistência cremosa de um pirão. Acrescente pequenos pedaços de galinha, salsa e cebolinha.

Nesta época fria é excelente para um fim de tarde!

Nenhum comentário: