27 de novembro de 2011

MAIS FERNANDO PESSOA

Fernando Pessoa, cujos textos estou sempre postando aqui, cada vez mais me encanta. Seus escritos são objetivos, enigmáticos, realistas, encantadores.

Agora em outubro de 2011 quando estive em Lisboa, fui à cata de mais obras de Pessoa. Trouxe o livro CITAÇÕES E PENSAMENTOS DE FERNANDO PESSOA, um texto organizado por Paulo Neves da Silva. Desse livro (um dos meus de cabeceira), tirei o seguinte:
"ESTOU CANSADO
Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem que estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De o cansaço ser só isto -
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo...
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente; eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que afinal a cabeça sempre serve para alguma coisa."
Poemas/Álvaro de Campos

Nenhum comentário: