23 de novembro de 2011

SOBRE O AMOR

Todos nós, seres humanos, vivemos em busca do amor.


O desejo de ser feliz nos move a buscar o amor ideal. Uns menos, outros mais exigentes. Idealizamos o ser que buscamos e na nossa fantasia ele é um exemplo de perfeição. Quando o encontramos, começamos a inspecioná-lo com lupa para checar se a estrutura física, o comportamento, as atitudes correspondem a nossa expectativa. E muitas vezes, deixamos escapar o amor, porque fomos exageradamente exigentes, porque simplesmente buscamos um deus ou uma deusa, ao invés de buscarmos um ser humano e como tal, com qualidades e defeitos. E lá vamos nós novamente na busca pela pessoa ideal, cegos e surdos, tateando no escuro, com o nosso manual de exigências à mão. Pura tolice.

O Osho, em seu livro Faça o Seu Coração Vibrar, nos ensina:

"O amor é o único mandamento. Se não houver amor, nem mesmo os Dez Mandamentos ajudarão em alguma coisa. Os Dez Mandamentos não são necessários - eles só são necessários porque você não está pronto para cumprir o primeiro e único mandamento. Eles são apenas substitutos fracos para o único mandamento: o amor.

"Como é possível conhecer o outro? Você pode amar e, através do amor, esse milagre acontece. Se amar o outro, uma grande compreensão surge naturalmente. Não que tente compreender o outro: você simplesmente ama o outro como ele é, sem julgamentos."

Nenhum comentário: